Com o investimento de R$ 400 milhões, a Knauf – multinacional alemã líder mundial na produção de materiais à base de gesso para o setor da construção civil – anunciou, nesta quinta-feira (8/8), a expansão da fábrica no município, durante cerimônia realizada na sede da empresa, localizada no Polo Industrial de Camaçari. A previsão é que durante a obra sejam gerados 200 empregos, e cerca de 60, entre diretos e indiretos, quando a nova etapa estiver em funcionamento.
Atualmente, a fábrica tem capacidade de produção de 50 milhões de metros quadrados (m²) de chapa, a expansão vai acrescentar 20 milhões, chegando, com isso, a 70 milhões. O Chief Executive Officer (CEO) da Knauf América Latina, Cesar Lopez, pontuou que, “o investimento nessa fábrica é uma confirmação do nosso compromisso com o Brasil, um país que nos recebeu de braços abertos e a Knauf dispõe de investimentos e trabalho para seus colaboradores. E, reforçamos o nosso propósito, que é fazer do amanhã um lar para todos”.
O CEO da Knauf Brasil, Eduardo Eleuterio, fez uma retrospectiva da história da empresa no país. “Estamos aqui desde 1997, e para vocês terem uma ideia já produzimos 500 milhões de m² de chapa. Isso representa, a grosso modo, 7 milhões de habitações populares. É uma marca fantástica, isso tudo graças a vocês daqui. Em termos globais, temos grandes mercados, como a China, os Estados Unidos da América (EUA) e o Japão, que são os maiores produtores. Só que o Brasil vem crescendo. O consumo de 2006 a 2022 cresceu oito vezes, e isso é espetacular. E seguindo essa tendência, estamos aqui reunidos para anunciar a expansão”, afirmou.
Ao final, aconteceu o lançamento oficial da pedra fundamental, que marca o início da expansão. A previsão é que as obras sejam iniciadas entre setembro e outubro deste ano, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Referência mundial em sistemas de construção a seco (drywall), há 92 anos a Knauf produz soluções de alto desempenho que vão de rebocos e materiais isolantes até sistemas compostos de isolamento térmico externo. Os materiais usados são 100% recicláveis, promovendo economia circular e reduzindo o número de geração de resíduos em aterros sanitários, pois não consome água no canteiro de obra, o que oferece benefícios como redução de custos e menor tempo de instalação. Inaugurada em 2014, a planta de Camaçari foi a segunda do grupo no Brasil e possui área construída de 156.900 m²
Ainda esteve presente na cerimônia o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Angelo Almeida.