A ex-prefeita de Candeias, Tonha Magalhães (Avante), foi confirmada como vice de Marivalda da Silva (PT) nas eleições de outubro na disputa pela prefeitura de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A decisão de Tonha de concorrer como vice-prefeita foi anunciada nesta segunda-feira (5) durante a convenção do partido na praça Dr. Gualberto Dantas, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
Em abril, durante o a janela para filiação partidária, Tonha oficializou sua saída do União Brasil e ida para o Avante, partido da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Liderança histórica do carlismo baiano, Tonha é mãe do secretário de Promoção Social de Salvador (Sempre), Júnior Magalhães.
Na esteira do carlismo, chegou a ser eleita deputada federal em 2006, pelo antigo PFL. Também foi prefeita de Candeias entre 1997 e 2004.
A oficialização dela também rendeu um posicionamento do filho. Já durante a noite desta segunda, Júnior Magalhães reafirmou seu poio à reeleição do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), para as eleições de 2024.
Em nota, a assessoria do secretário afirmou que “respeita a decisão adotada por sua mãe, contudo, mantém o mesmo posicionamento político adotado desde o início de sua carreira desde 2002”.
Além disso, o secretário anunciou que não irá se envolver em campanhas eleitorais em Candeias, sua cidade natal e onde sua mãe foi confirmada para compor a chapa com Marivalda da Silva.
Estiveram presentes na convenção do Avante que definiu o nome de Tonha como vice, o secretário-geral do partido, Pablo Barroso, a presidente do Avante (Candeias), Lucrécia Brito, o deputado federal Pastor sargento Isidório (Avante), as deputadas federais Ivoneide Caetano (PT), Alice Portugal (PC do B), as deputadas estaduais Fabiola Mansur (PSB) e Olívia Santana (PC do B).