Sábado, 19 de Abril de 2025
23°C 33°C
Camaçari, BA
Publicidade

Pacientes já podem realizar exames de endoscopia na Policlínica

Ao todo, mais de 5 mil atendimentos já foram realizados , na unidade este ano

Redação
Por: Redação Fonte: Ascom/PMC
05/04/2025 às 12h06 Atualizada em 07/04/2025 às 10h50
Pacientes já podem realizar exames de endoscopia na Policlínica
Foto: Emile Lira / Dicom/PMC
Teve início nesta sexta-feira (4) mais um serviço na Policlínica: a realização de endoscopias digestivas alta – que permite visualizar o esôfago, estômago e início do intestino delgado –, exame utilizado para diagnosticar e tratar problemas do sistema digestivo. Executado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ao todo, na unidade, mais de 5 mil atendimentos já foram realizados este ano.
 
Os primeiros procedimentos de endoscopia atenderam pacientes que estavam aguardando desde o ano anterior e que já haviam passado por triagem, e realizado os exames preparatórios. É o que explicou Amaury Miranda, diretor das Policlínicas Especializadas de Camaçari. “O serviço havia sido suspenso em outubro de 2024. Então, nossa equipe começou a entrar em contato com as pessoas que estavam na espera e, hoje, estamos retomando a realização das endoscopias, atendendo a esta demanda reprimida”, contou.
 
Ainda segundo Amaury, a Policlínica foi encontrada com a estrutura física precisando de manutenção. “Dentre outros problemas, falta de contratos vigentes. Mesmo com todas as dificuldades, a gestão municipal está empenhada em ampliar a oferta de serviço à população. Hoje, temos dois endoscópios de ponta”, destacou o diretor da unidade.
 
Entre os pacientes que realizaram a endoscopia nesta sexta-feira, estava o mecânico Ulisses Araújo, 29 anos, que aguardava pela realização do exame há cerca de um ano. “Já estava quase desistindo, mas entraram em contato comigo esta semana e agora o atendimento foi muito bom e rápido. Não tenho do que reclamar”, afirmou o morador do bairro Burissatuba.
 
O vigilante Rui Pedro Pereira, 62 anos, também foi uma das pessoas atendidas e elogiou o atendimento. “Estava há muito tempo aguardando e, graças a Deus, e através da nova gestão, fui atendido hoje. Está sendo boa demais a assistência de todos”, classificou o morador do Camaçari de Dentro.
 
Para a retomada das endoscopias, a equipe multiprofissional passou por capacitação. Além disso, toda a revisão necessária nos equipamentos foi realizada, garantindo total segurança aos pacientes.
 
Durante o procedimento, ainda é realizada, caso haja indicação médica, a biópsia para diagnosticar a presença da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) e, se houver detecção de pólipos – lesões benignas que se desenvolvem em estruturas do corpo revestidas de mucosas –, é feita também polipectomia, que consiste na retirada dos mesmos. 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CAMAÇARI Há 8 horas

Economia em movimento: Camaçari gera 1.151 novas oportunidades de trabalho

Esses dados são consequência de 4.383 admissões, contra 3.232 demissões no período

divulgação: Dicom/PMC
CAMAÇARI Há 8 horas

Obras na Praça Alto da Cruz são retomadas

Construções de calçadas, contenções e escadas, execução de drenagem, implantação de postes e preparação do campo para receber gramado sintético, fazem parte do projeto

divulgação
CULTURA Há 2 dias

Artistas de Camaçari: Secult abre edital PNAB II com incentivos culturais

As inscrições – destinadas a qualquer agente cultural com residência ou estabelecimento em Camaçari há, pelo menos, dois anos, contados do prazo final para inscrição – já estão abertas e seguem até às 23h59 do dia 23 de abril (quarta-feira), exclusivamente pelo Portal da Secult

divulgação / redes sociais
CAMAÇARI Há 2 dias

Prefeitura emite nota de pesar pelo falecimento do servidor Aldivan Nascimento

Aldivan estava internado no Hospital Geral de Camaçari (HGC), desde a última quinta-feira (11), após ser transferido da Unidade Pronto Atendimento (UPA) Arembepe, onde deu entrada na quarta-feira (10). Ainda não há informações sobre o local e horário do velório e do sepultamento. Aldivan deixa uma filha

divulgação
SEGURANÇA PÚBLICA Há 4 dias

Forças de segurança realizam prisões em Camaçari durante Operação Hereditas

Os alvos são envolvidos com os crimes de estelionato, roubo, latrocínio e extorsão mediante sequestro. Porções de entorpecentes foram aprendidas com alguns dos alvos