Pagodão, axé, samba e um público animado marcaram presença no primeiro dia do desfile de blocos do Festival de Arembepe 2025 – Conectado com a Alegria, neste sábado (29). O circuito Bruno Lima recebeu dez agremiações com destaque para as apresentações de Escandurras, Pagode do Segredo e Viola de Doze.
Pela terceira vez em Camaçari, apenas neste ano, o cantor Escandurras agitou o Bloco dos Amigos. “Tenho um carinho especial pela rapaziada aqui de Arembepe. Eu tenho uma casa em [Barra do] Jacuípe, então, eu tenho um carinho massa. Há menos de um mês, a gente fez um evento aqui, o Verão Costa a Costa, foi muito legal e quando eu falei para a galera que eu estaria aqui na Lavagem, eles vibraram muito”, afirmou o artista que apresentou um repertório atualizado para o público e ressaltou: “O nosso propósito é levar alegria para as pessoas em forma de música”.
Se divertindo com as amigas, a moradora de Arembepe, Clarita Nunes, 41 anos, é prova viva de que no circuito Bruno Lima também tem espaço para o folião pipoca. “É maravilhoso, estou muito animada, estava esperando para ver Escandurras e quero curtir todos os dias de festa. Com fé em Deus, até segunda [31] eu estou aqui”.
O pagodão baiano das antigas colocou todo mundo para relembrar as coreografias dos sucessos ao som da banda Pagode do Segredo, que arrastou o bloco 100% Meio Ambiente. O cantor, Diego Segredo falou sobre participar da festa: “é muito gratificante. Primeiro que Arembepe e toda a redondeza aqui, curte muito nosso som. Já estive aqui há uns quatro anos, e voltar com o calor da galera, o calor humano, querendo curtir nosso pagode, que é o pagode das antigas, é muito gratificante, estou feliz demais. Para mim, que sempre vivi aqui em Arembepe, é uma honra”.
Colocando todo mundo para sambar no miudinho, a banda Viola de Doze foi uma das últimas a desfilar no circuito, fazendo a alegria do Bloco Kais e dos foliões pipoca. Os cantores, Helon Neves e Menininho Viola mostraram o autêntico samba de roda e falaram sobre se apresentar na localidade. “Arembepe pra gente é sempre uma realização, tocar nessa festa que é muito bem organizada pela prefeitura daqui. A Viola de Doze vem trazer o samba de raiz mais uma vez para ajudar a abrilhantar mais ainda essa festa, o samba de Santo Amaro”, afirmou Helon que foi completado por Menininho. “É um prazer a gente estar mais um ano aqui, em Arembepe, mostrando o nosso samba, trazendo o samba miudinho, que é sucesso dentro e fora do Brasil”.
Uma das foliãs mais empolgadas do bloco era a recém moradora da localidade, Tatiana Rocha, 47 anos, que deu sua opinião sobre a festa. “Maravilhoso. É o terceiro ano que eu acompanho e vim para esse bloco porque eu amo Viola de Doze, é o meu bloco preferido”.
Ainda se apresentaram no primeiro dia os blocos e atrações: Hanikeiros, com Clube do Pagode; Alegria do Robalo / Você e Eu, com Vinny Nogueira; Raízes de Arembepe / Ressaca, com Tatau; 100 Querer 20V, com Status; Cordel de Arembepe (Percurso Praças), com Guitarra Baiana; Recordar, com Paulinho da Bahia e Banda Status; Mordomia, com Audácia Pura.
O Festival de Arembepe encerra o ciclo das tradicionais lavagens e festas populares do município. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, com apoio das demais secretarias e instituições municipais, além do Governo do Estado.
A programação no circuito Bruno Lima segue até a segunda-feira (31). Confira:
13h – Pernalonga: Karla Coelho e Banda
13h30 – Arrastão das Pinceletes: Pincel e Banda
14h – Yeu: Lucas Morato
14h30 – As Tartarugas: Pagodart
15h – Chuva de Gelo: Burun Gundun
15h30 – Bloco Piriguete: Alice Moraes
16h – O Elefante: Pegadeira
16h30 – Quem Guenta: O Kannalha
17h – Afrombepe: Marquinhos Marques
14h – Os Negos de Maria: Movimento
14h30 – Tô Mentindo: Mambolada
15h – Arembepuã: Banda Arembepuã e convidados
15h30 – As Abelhinhas: Pincel e Banda