Sábado, 19 de Abril de 2025
23°C 33°C
Camaçari, BA
Publicidade

Anvisa fará consulta pública para atualizar regulamentação da cannabis

Link para participar deve ser divulgado nos próximos dias

Redação
Por: Redação Fonte: Agencia Brasil
27/03/2025 às 17h59
Anvisa fará consulta pública para atualizar regulamentação da cannabis
© Fábio Carvalho/Arquivo pessoal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará uma consulta pública com o objetivo de revisar a regulamentação que trata de produtos derivados da cannabis, planta popularmente conhecida como maconha.

A consulta foi aprovada na quinta-feira (26) pela diretoria colegiada da agência. A expectativa é que ela seja publicada nos próximos dias, com um link online por meio do qual será possível, aos interessados, apresentarem suas contribuições.

A minuta de resolução ficará aberta por 60 dias e, durante este período, qualquer interessado poderá fazer contribuições à proposta de atualização da regulamentação feita pela Anvisa”, informou em nota a agência.

Entre as atualizações em planejamento estão algumas relacionadas a questões como atendimento às boas práticas de fabricação, vias de administração, publicidade de produtos, validade da autorização sanitária, prescrição, dispensação, importação de insumos para produção nacional, rotulagem, entre outros.

Segundo o relator, Rômison Rodrigues Mota, a regularização é o único caminho possível para a “comprovação da qualidade mínima” necessária aos produtos de cannabis.

“No Brasil, os produtos contendo derivados de cannabis podem ser regularizados em duas categorias distintas: como medicamento, seguindo as normas de comprovação de eficácia e segurança de medicamentos, ou como produto de cannabis, que têm um processo simplificado. Existe hoje, no país, apenas um medicamento de cannabis aprovado e 36 produtos de cannabis regularizados”, diz a nota da Anvisa.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os produtos derivados da cannabis são regulamentados pela Resolução da Diretoria Colegiada 327/2019 – regramento que define as regras para que esses produtos possam ser autorizados no país e vendidos no varejo farmacêutico.

Foi também aprovado a abertura de um processo regulatório para revisar a Resolução RDC 660/2022, que trata da importação excepcional de produtos de cannabis para uso pessoal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Daniel Thame - Secom/GOVBA
INVESTIMENTO Há 2 dias

China e Brasil avançam em negociações sobre Corredor Bioceânico durante visita à Bahia

A China deverá elaborar um novo estudo voltado à implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que pretende criar uma rota estratégica para o comércio entre os dois oceanos, ampliando as conexões comerciais entre a China e os países da América do Sul

divulgação / redes sociais
CAMAÇARI Há 2 dias

Prefeitura emite nota de pesar pelo falecimento do servidor Aldivan Nascimento

Aldivan estava internado no Hospital Geral de Camaçari (HGC), desde a última quinta-feira (11), após ser transferido da Unidade Pronto Atendimento (UPA) Arembepe, onde deu entrada na quarta-feira (10). Ainda não há informações sobre o local e horário do velório e do sepultamento. Aldivan deixa uma filha

Foto: Juliano Sarraf / Dicom/PMC
TRADIÇÃO Há 5 dias

Feira do Peixe tem início nesta quarta-feira (16)

Durante a realização da Feira do Peixe, os demais boxes do CCC terão o funcionamento mantido de forma normal, sendo de segunda a sábado das 6h às 18h; e nos domingos e feriados das 6h às 13h

Foto: Everaldo Paixão / Dicom/PMC
SAÚDE Há 5 dias

Serviços de detecção precoce do câncer de mama são iniciados na orla de Camaçari

A ação está acontecendo em Barra do Jacuípe, na orla do município, com a realização de exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos

Foto: Amanda Ercília/GOVBA
CRÉDITO Há 2 semanas

Bahia lança projeto para profissionalizar e oferecer crédito a mototaxistas e motofretistas

Serão 6.500 profissionais da categoria certificados com cursos especializados e de atualização obrigatória