Sábado, 19 de Abril de 2025
23°C 33°C
Camaçari, BA
Publicidade

Começa registro de ambulantes para o Festival de Arembepe

Para moradores da orla do município o procedimento, que teve início nesta segunda-feira (24), segue até terça (25). Já os interessados que moram na sede terão até quarta (26) para se cadastrar

Redação
Por: Redação Fonte: Ascom/PMC
24/03/2025 às 15h24 Atualizada em 24/03/2025 às 15h38
Começa registro de ambulantes para o Festival de Arembepe
Foto: Patrick Abreu / Dicom/PMC

O licenciamento de ambulantes para a venda de produtos diversos na área externa do Festival de Arembepe 2025 está acontecendo. Para moradores da orla do município o procedimento, que teve início nesta segunda-feira (24), segue até terça (25). Já os interessados que moram na sede terão até quarta (26) para se cadastrar.

Na manhã desta segunda, um número expressivo de trabalhadores informais, com residência na sede, se dirigiu ao prédio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), que fica no bairro Jardim Limoeiro, mais especificamente na Avenida Jorge Amado, no Loteamento Espaço Alpha. Dentre eles estava Benedito de Souza, 75 anos, que chegou cedo e conseguiu pegar a senha de prioridade número oito.

Benedito de Souza - vendedor informal. Foto: Foto: Patrick Abreu / Dicom/PMC

“O processo foi tranquilo, e o atendimento ótimo. Quanto às vendas, espero que o Festival de Arembepe seja bom para o comércio”, disse o morador do Nova Vitória, que, para o trabalho, durante os dias de festejos, contará com a ajuda de um neto.

O coordenador da Sesp, José Joaquim Santos, destacou o cuidado e o conforto que serão proporcionados pela organização às pessoas com condições especiais, que têm procurado a pasta para se cadastrar.

José Joaquim Santos - coordenador da Sesp. Foto: Foto: Patrick Abreu / Dicom/PMC

“Hoje, estamos fazendo uma diferenciação no cadastro, pois atendemos a prioridade, distribuindo 50 senhas por dia para esse público. Temos uma pessoa dedicada a esse atendimento, garantindo o cuidado necessário”, reconheceu.

Durante o cadastramento, a equipe, também, orienta sobre a proibição de qualquer forma de trabalho infantil, bem como do uso de material perfurocortante nas imediações da festa, mais precisamente na Rua Direta de Arembepe, a partir das 5h, do dia 28 de março (sexta), até 5h do dia 1° de abril (terça), no trecho que compreende as praças Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras), Tia Deja (antiga dos Coqueiros). Isaac Marambaia, dentro da Arena Principal (Palco Katita) e nas ruas adjacentes, por onde passará o cortejo. A Portaria n.º 19/2025, que estabelece a medida, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), edição n.º 2.585.

Continua após a publicidade
Anúncio

Menos preocupada com esse aspecto, a vendedora de cerveja, água e outras bebidas, por meio de isopor, Leda Andrade, 55 anos, que já participa da festa há bastante tempo, vê no Festival de Arembepe um momento de aliar diversão a ganhos financeiros.

Leda Andrade - vendedora informal. Foto: Foto: Patrick Abreu / Dicom/PMC

“A festa é boa, vale muito a pena, porque é uma renda a mais”, ressaltou a trabalhadora autônoma, moradora do Parque Verde 3.  

Para o cadastro dos ambulantes que residem na orla do município, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Sesp, disponibilizou, como ponto exclusivo, o Posto de Atendimento ao Turista, localizado na entrada principal de Arembepe. Para ambos os públicos, tanto da sede quanto da orla, o atendimento acontece das 9h às 16h. Para se cadastrar é necessário apresentar originais e cópias do RG, CPF, além do comprovante de residência de Camaçari. As vagas são limitadas e têm como critério de preenchimento a ordem de inscrição.

De acordo com a Sesp, são esperados cerca de 200 trabalhadores autônomos, que atuarão nos três dias no maior evento do gênero, na região. Sendo que 60% das vagas atenderão ao público da orla, enquanto os outros 40% contemplará trabalhadores da sede, segundo a coordenação da pasta. 

O Festival de Arembepe terá início sábado (29), com a tradicional lavagem, quando, a partir das 9h, o cortejo religioso desfila pelas ruas em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade, entre baianas e diversos grupos culturais do município.

A partir daí, a festa ganha a participação de blocos de rua durante as tardes de sábado, domingo e segunda, além de artistas de projeção nacional, regional e local que farão a festa no Palco Katita, e no Palco da Diversidade. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CAMAÇARI Há 7 horas

Economia em movimento: Camaçari gera 1.151 novas oportunidades de trabalho

Esses dados são consequência de 4.383 admissões, contra 3.232 demissões no período

divulgação: Dicom/PMC
CAMAÇARI Há 7 horas

Obras na Praça Alto da Cruz são retomadas

Construções de calçadas, contenções e escadas, execução de drenagem, implantação de postes e preparação do campo para receber gramado sintético, fazem parte do projeto

divulgação
CULTURA Há 2 dias

Artistas de Camaçari: Secult abre edital PNAB II com incentivos culturais

As inscrições – destinadas a qualquer agente cultural com residência ou estabelecimento em Camaçari há, pelo menos, dois anos, contados do prazo final para inscrição – já estão abertas e seguem até às 23h59 do dia 23 de abril (quarta-feira), exclusivamente pelo Portal da Secult

divulgação / redes sociais
CAMAÇARI Há 2 dias

Prefeitura emite nota de pesar pelo falecimento do servidor Aldivan Nascimento

Aldivan estava internado no Hospital Geral de Camaçari (HGC), desde a última quinta-feira (11), após ser transferido da Unidade Pronto Atendimento (UPA) Arembepe, onde deu entrada na quarta-feira (10). Ainda não há informações sobre o local e horário do velório e do sepultamento. Aldivan deixa uma filha

divulgação
SEGURANÇA PÚBLICA Há 4 dias

Forças de segurança realizam prisões em Camaçari durante Operação Hereditas

Os alvos são envolvidos com os crimes de estelionato, roubo, latrocínio e extorsão mediante sequestro. Porções de entorpecentes foram aprendidas com alguns dos alvos